• Aline Rodeguer

Ballet adulto

Atualizado: 16 de Jan de 2019

Uma forma de cuidar do corpo para quem não gosta de academia convencional, ama dançar e ainda tem todos os benefícios da dança, confira!


Adriana Nunes na Abbey Road: mesma faixa da capa dos Beatles

Nossa turma de ballet adulto sempre nos manda fotos de dança pelo mundo, e sabe por que? É uma mistura de cuidado e valorização pessoal com um prazer inenarrável de fazer o que se ama. Damos sinal para o ônibus fazendo braço de arabesque, paramos em primeira posição para falar com as pessoas e todos nos reconhecem como bailarinos pela postura... C'est la vie!



Uma vez bailarina, sempre bailarina!

Não importa se faz muito tempo que você parou suas aulas ou se você praticou por pouco tempo, a memória motora fica registrada e com o desenvolvimento das aulas vamos reconectando caminhos nervosos, ganhando mais resistência, ampliando a flexibilidade e a nossa inteligência corporal. E se você nunca fez e ouvir a pergunta- mas será que dá pra começar na fase adulta? Responda essa outra pergunta: tem idade certa para começar a nadar? Não! O que tem é a metodologia correta para cada necessidade e para cada período da vida, para cada necessidade. E quem se preocupa em preparar isso é o professor, caso você não se sinta acolhido pela metodologia ou por algum comentário discordante simples: procure outro espaço para fazer aulas e não outra modalidade.

Não devemos fazer outra escolha se este é o nosso desejo.

Às vezes escuto cada mulher maravilhosa me afirmando que não pode dançar por conta da idade, (e eu lembrando das minhas alunas com deficiência auditiva e visual se desafiando mesmo diante de obstáculos reais), me faz lembrar a música: "Quando a gente tem o pensamento forte o impossível é só questão de opinião"!


Cada um tem um tempo


A dança é um desafio muito grande para a fase adulta, mas se engana que a principal dificuldade seja disputar espaço com as mais novas...

Com aulas cada vez melhores elaboradas para o corpo adulto e estudos científicos que facilitam o aprendizado e o rendimento com certeza os maiores obstáculos são:

* Organização da rotina para a inclusão de uma nova atividade

* Aceitação do próprio corpo

* Preocupação com a opinião dos outros

* Acelerar o processo de aprendizado

* Comparar o seu rendimento com o de outras alunas


O alterar a rotina talvez seja o mais difícil: conciliar casa, filhos, estudo, trabalho... mas vamos parar pra pensar- tirar uma hora para você se cuidar pode mudar sua qualidade de vida e percepção de felicidade ( talvez possa valer a pena, kkk).

Aceitar o corpo é aprender a agradecer esse templo que nos acolhe e nos permitiu vivenciar todas as experiências que tivemos e sermos quem somos. Quando a gratidão existe o nosso olhar se transforma. As nossas curvas, nossas marcas de expressão ou nosso peso não é o mais importante, mas o que fomos capazes de marcar na vida das pessoas através desta máquina que a natureza construiu de forma incomparável.

Sobre a opinião dos outros: não pagam contas, não traz o amor em 3 dias e não passam de uma visão parcial tanto da atividade quanto à seu respeito portanto, é inútil.

Sobre acelerar o processo de aprendizagem: não se deve sentir mal por não decorar tantas coisas nos primeiros meses (sim disse meses, então sem crise nas primeiras aulas!), assim como avançar o tempo da aquisição da ponta por exemplo, isso pode machucar você.

Se comparar com outros alunos não traz rendimento ao seu treinamento: ou traz orgulho excessivo (sentimento que atrapalha não apenas na dança, mas na vida), ou ainda pode trazer desânimo e vontade de parar (sentimento que atrapalha não apenas na dança, mas na vida com toooooooda certeza). A dança traz desafios particulares e um ótimo pensamento para nutrir durante as aulas é este:

"Eu tenho que fazer uma coisa bem feita durante a aula", por exemplo:

Um bom plié,

Aprender a marcar cabeça,

Esticar os pés,

Melhorar a postura,

Perceber e entender a música,

Aprender a respirar direito,

Aprender a respeitar meu limite...


Se toda aula você pensar assim terá um desafio, maior atenção e com certeza um pequeno êxito para comemorar, e na vida como é importante aprender a curtir a viagem toda e não só o destino final. Cada aula deve ser especial e única e não apenas o dia de uma apresentação. Minha aluna mais velha tinha 81 anos quando conheceu a aula e ficou muito emocionada por realizar um sonho de infância.

Você: o que precisa para agir e realizar o seu?

12 visualizações

Receba promoções especiais

Fique Atualizado

Cadastre-se: 

receba promoções especiais e um material especial para você!!!

 

Aqui você encontra o quadro de aulas completo e valores. Receba descontos especiais para grupos: entre em contato!

Nos acompanhe nas redes sociais

  • Branca ícone do YouTube
  • Pinterest
  • Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Ícone branco do Instagram

Contate-nos

Tel: (11) 2641.6266 / 95355.3944

Email: contato@cantodadanca.com.br

Endereço

Avenida Cangaíba, 1451

​São Paulo/ SP